TAQUARITINGA DO NORTE (PE): Idealizado com os propósitos de diagnosticar os principais gargalos que dificultam a cafeicultura em Pernambuco e dar visibilidade ao mercado regional, de valorizar a produção da agricultura familiar com foco na cultura do café e ainda de mostrar que é possível produzir o grão em Pernambuco através de estratégias e manejos adequados, o 1º Seminário Café & Cultura, que será realizado em Taquaritinga do Norte nos dias 20 e 21 de Outubro, proporcionará aos participantes a troca de experiências com manejo, beneficiamento e comercialização, sendo este o pontapé inicial para a formação da rede do Café Agroecológico de Pernambuco.
No evento, que é uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e da Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (APROTAQ), que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, da Fundarpe, do Governo do Estado de Pernambuco e do Deputado Estadual Diogo Moraes, mesas redondas, visitas técnicas e shows culturais, estes realizados em praças públicas, prometem movimentar a Dália da Serra.
Uma das marcas do evento é a grade de shows composta exclusivamente por mulheres. Na sexta (20), a poetisa e cantora paraibana Ágda Moura, vai levar o seu show “O Canto do Meu Canto”, que vem encantando platéias por onde passa e promete esquentar a charmosa Taquaritinga do Norte.
Já no sábado (21) a animação é dobrada! As “pratas da casa” Socorro e Mazé, que já vem comandando o arrasta-pé desde 1983 e tocando o mais autêntico forró pé de serra, onde essas duas mulheres que transpiram musicalidade e são nordestinas “porretas” irão anteceder o show de Bia Marinho, vindo do Sertão do Pajeú, uma eterna defensora das nossas raízes culturais que carrega nas veias a cultura herdada de seu pai, o poeta Louro do Pajeú, transmitidos aos filhos Miguel, Marinho e Greg que, junto com Bia, trazem pela primeira vez para o agreste o show Em Canto e Poesia.
Os shows são gratuitos e serão realizados na Praça Antonio Pereira, tendo início às 21 horas.